techslab-vida-util-hd

Qual a média de vida útil de um HD?

Qual a média de vida útil de um HD?
Em média, um disco rígido com uso normal é projetado para durar de 2 a 3 anos em condições normais de uso. Deixar seu dispositivo ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana, reduz drasticamente sua vida útil.

Os discos rígidos de classe empresarial são construídos com durabilidade como um recurso importante. Eles são muito mais caros do que um disco rígido comum, mas normalmente duram 5 anos ou mais sem problemas.

Aqui na Techslab, já vimos discos rígidos Enterprise SATA ou SAS antes, que provaram ser mais de 8 anos sem problemas! Realmente, para dispositivos como servidores e storages que estão conectados diretamente, usar esse tipo de HD pode armazenar seus dados com muito mais segurança.

Cada disco rígido que você usa é basicamente uma bomba-relógio.

Sejamos honestos: não se trata de um disco rígido falhar. É uma questão de tempo e espero que você adie o máximo possível. Em condições normais, isso leva alguns meses ou anos. E se o disco rígido parar de funcionar, esperamos que você tenha feito backup dos arquivos do seu computador antes.

Qual a vida útil de um disco rígido?

A vida útil de um HD depende de muitas variáveis, por exemplo.
Tamanho, tipo e ambiente em que é usado.

Esta é uma pergunta que toda empresa e pessoa com dados valiosos deveria se fazer. Poucos sabem que um dia seu disco rígido falhará.

Em geral, você pode contar com o seu disco rígido SATA para durar em média de três a cinco anos. Um estudo que apoia essa estatística vem da empresa de backup online Backblaze, que analisou as taxas de falha de 25.000 discos rígidos em seus dispositivos.

Eles descobriram que 90% dos discos rígidos sobrevivem três anos e 80% sobrevivem quatro anos. Mas esse número varia entre as marcas.

 techslab-vida-util-hd

Vida Útil do HD – Sintomas seu disco rígido está morto

Existem vários sinais sutis de que seu disco rígido pode estar travando ou já falhou completamente.
Observe se o computador está apresentando algum dos seguintes sintomas:

Acesso lento aos arquivos de disco

Com As À medida que a mídia magnética envelhece, o acesso aos setores onde os arquivos são gravados no disco pode se tornar instável e lento. Em casos extremos, a partição é perdida e está em modo RAW, impossibilitando qualquer tentativa de leitura dos dados. O Windows pode congelar e exibir um erro de tela azul se o próprio sistema operacional não conseguir carregar.

Ruídos Estranhos

Se você ouvir um ruído estranho vindo de seu computador ou notebook, fique atento. Além dos ruídos normais do ventilador ou da fonte de alimentação (PC de mesa), isso pode indicar danos às cabeças de leitura/gravação. e reduz a vida útil do HD. É o famoso clique da morte e você ouvirá cliques anormais ou um tec-tec vindo do seu HD. Certifique-se de desligar o disco rígido para evitar mais danos.

Dados Corretos

Se o Windows estiver executando o utilitário CHKDSK muitas vezes, isso pode indicar que ele foi desligado abruptamente. Ou pode ser um sinal de que o disco rígido está começando a ter blocos defeituosos na mídia magnética que impedem o acesso aos arquivos. O Windows pode exibir erros ao tentar ler ou copiar um arquivo. Copie tudo o que puder para outro HD por precaução.

 techslab-vida-util-hd

Como aumentar a vida útil do seu disco rígido?

A vida útil média de um HD é de 3 a 5 anos com uso regular e geralmente vem com uma garantia de 1 a 3 anos. Há algumas coisas que você pode fazer para fazer um disco rígido durar mais. Você sabe por que os discos rígidos falham e como você pode prolongar sua vida útil.

Os discos rígidos são dispositivos eletromecânicos sujeitos a desgaste. Eles têm uma vida útil esperada compatível com seu projeto e a qualidade das peças usadas em sua fabricação.

Os discos rígidos podem parar de funcionar por vários motivos, peças mecânicas podem se desgastar, componentes eletrônicos podem se deteriorar, defeitos de fabricação podem ocorrer, assim como danos causados ​​por fogo, água ou quedas de seu disco rígido externo.

 

Não há como saber quanto tempo um disco rígido irá durar.
Mas há coisas que você deve considerar ao usar seu disco rígido para garantir
que ele tenha a melhor chance de sobreviver.

 

Mas com monitoramento ativo do disco rígido, desfragmentação regular do disco rígido e medidas de prevenção de acidentes, você pode conseguir muito Aumente a vida útil do seu disco rígido e evite a perda de dados.

8 maneiras de prolongar a vida útil do seu disco rígido

1. Mantenha seu disco rígido seco

Parece óbvio, mas até a umidade pode desempenhar um papel aqui. A água em si não é extremamente corrosiva, mas os minerais na água são. E a umidade pode transportar esses minerais e danificar os contatos da placa lógica. Isso significa mais resistência e calor nos contatos, aumentando a chance de falha. Por exemplo, no contato entre a placa lógica e o motor HD.

2. Use cabos adequados

Cabos SATA ou USB decentes de fabricantes confiáveis ​​não têm cortes, são feitos de bons materiais e têm conexões boas e fortes. Tudo isso reduz a probabilidade de uma falha elétrica. Você sabia que um cabo de alimentação SATA de baixa qualidade pode até incendiar seu disco rígido?

3. Desfragmente o HD

Quando seus discos estão fragmentados, significa que os dados armazenados neles foram separados no disco rígido. Imagine que você queira tocar um disco de vinil, mas para obter a música inteira, você precisa pular manualmente a agulha para diferentes pontos do vinil. A desfragmentação organiza tudo de forma que a cabeça de leitura/gravação tenha que cobrir o caminho mais curto possível. Isso acelera o trabalho e também prolonga a vida útil do seu dispositivo, reduzindo o desgaste.

4. Monitore a saúde do seu disco rígido
Os discos rígidos modernos têm muitas funções de detecção de erros integradas que você pode usar S.M.A.R.T. (Tecnologia de Auto monitoramento, Análise e Relatórios) presente em todos os discos rígidos modernos. Portanto, fique de olho em sua unidade e, se algo parecer errado, faça backup de todos os arquivos imediatamente para evitar perdas.

5. Escolha onde colocar seu notebook
Evite colocar seu notebook em almofadas ou travesseiros, pois eles podem bloquear as tomadas do aparelho. Se você não conseguir respirar, o interior do notebook ficará mais quente e poderá danificar seu disco rígido ou diminuir sua vida útil.

6. Mantenha seu computador limpo
Aspire regularmente as saídas de ar do seu notebook, que podem ficar entupidas com poeira, dificultando o resfriamento. Para computadores desktop, desconecte o dispositivo e aspire as tomadas da fonte de alimentação e toda a placa-mãe. Tenha cuidado para não tocar nos componentes.

7. Use um Nobreak
O uso de um UPS é importante para garantir a continuidade de energia quando houver problemas na rede elétrica. Um filtro de linha não ajuda nessas situações e é inútil para evitar danos ao equipamento devido a desligamentos repentinos.

8. Cuidado durante o transporte
Ao transportar o notebook ou o disco rígido externo, certifique-se de não colocá-los em locais quentes como a cadeirinha do carro, no porta-luvas ou no porta-malas. No caso de laptops em particular, certifique-se de que eles estejam sempre desligados durante o transporte. Além disso, evite deixar o dispositivo cair no chão ou fazer movimentos bruscos, pois isso pode danificar o disco rígido.

E se meu disco rígido estiver defeituoso?

As dicas acima ajudarão a prolongar a vida útil do disco rígido, mas não eliminarão o risco de ele parar repentinamente. Se o seu disco rígido falhar, você deve ter uma rotina para minimizar a perda de dados.

Faça um BACKUP SEGURO
Não confie em apenas um backup, faça backup de três, um dos quais deve ser salvo em um local diferente do que o seu computador. E use pelo menos 3 formas de armazenamento diferentes. Exemplo: disco rígido externo, serviço de nuvem e NAS.

CONSOLIDE SEUS DADOS
Transfira todos os dados que não são usados ​​regularmente para uma unidade de armazenamento adicional que você pode fazer backup e manter em um local seguro.

Um disco rígido não tem data de validade, então o melhor que podemos fazer é dar a ele a melhor chance de uma existência longa e saudável. Cuide de sua unidade e ela cuidará de seus dados. Embora você possa esperar que uma unidade funcione por 3-5 anos, não há garantia. Portanto, cabe a você fazer backup desses arquivos!

Se você ainda não teve uma rotina de backup
e seu disco rígido parou de funcionar, não se desespere!

Observe que na maioria das vezes o disco rígido pode ser reparado temporariamente e você não perderá nenhum dado. No entanto, você precisa da ajuda de uma empresa de tecnologia para auxiliar na recuperação de dados e arquivos.

Esperamos que você nunca enfrente uma situação dessas.
Por isto recomendamos a manutenção preventiva em seus equipamentos.

Temos uma infraestrutura completa.

Nossa equipe pode ajudá-lo com todas as suas dificuldades para garantir que você aumente a saúde e segurança não só do seu dados e discos rígidos e sim de todos os seus equipamentos, infraestrutura e rede.

Fale com nosso time de Comercial.
Nós, somos os Techsleiros!

📞 (11) 4399-2878
📧 contato@techslab.com.br

Deixe um comentário