techslab-recuperacao-arquivos

Por que a sua empresa precisa ter um plano de Recuperação de Arquivos?

Plano de Recuperação de Arquivos:
As empresas lidam diariamente com um grande volume de dados.
Esses dados, compartilhados muitas vezes entre os membros da própria
organização e stakeholders, contém informações confidenciais e sigilosas
que precisam ser resguardadas.

 


Neste artigo sobre antivírus corporativo você encontra:
Afinal, o que é Recuperação de Arquivos?
Cenário que a empresa pode enfrentar sem um plano de Disaster Recovery
Por que as empresas devem investir em uma solução de disaster recovery?
Conclusão

A questão é que, como todos os dados circulam em sistema de redes interligadas, as empresas sempre estão correndo o risco de perder as informações e sofrer ameaças cibernéticas.

Diante disso, buscar soluções para proteger a infraestrutura tecnológica da empresa contra desastres, é extremamente importante para garantir a segurança das informações e preservar os negócios.

techslab-recuperacao-arquivos

Afinal, o que é Recuperação de Arquivos?

Recuperação de Arquivos ou Disaster Recovery, que em português significa Recuperação de Desastre, é um conjunto de políticas e procedimentos utilizados para recuperar a infraestrutura tecnológica da empresa após um desastre.

O objetivo do Disaster Recovery é manter todos os aspectos de um negócio funcionando, garantindo a continuidade das operações e assegurar um segundo ambiente (físico ou nuvem) para armazenar os dados.

Um plano de Recuperação de Arquivos, também conhecido como plano de recuperação, compõe todos os procedimentos necessários para a resolução de um problema natural ou provocado pelo homem.

Sempre que ocorrer um desastre, que coloca toda a infraestrutura da empresa em risco, esses procedimentos precisam ser aplicados imediatamente para evitar o vazamento de dados ou a perda de informações.

 

techslab-recuperacao-arquivos

Cenário que a empresa pode enfrentar
sem um plano de Disaster Recovery

As empresas compreendem que precisam proteger seus dados e sua infraestrutura para garantir a continuidade das operações. No entanto, muitas ainda não sabem como fazer isso exatamente, nem qual a importância de ter um bom plano de contingência.

Confira 4 exemplos de cenários que uma empresa pode
enfrentar caso não tenha um plano de Recuperação de Arquivos:

• Erro Humano

O setor de TI é responsável por gerenciar todos os dados da empresa. Isso significa que um erro humano dentro deste departamento pode ser suficiente para prejudicar toda a infraestrutura tecnológica, e colocar em risco a segurança das informações.

Vírus, conteúdos SPAM, phishing, enfim. Existe uma série de ataques cibernéticos que podem prejudicar a segurança dos softwares e danificar os dados. Basta que uma pessoa da equipe clique acidentalmente em um anexo de e-mail ou link malicioso e, pronto, tudo está comprometido.

• Falha de Hardware

Outro cenário que pode ocasionar sérias dores de cabeça é ter toda a parte física de um computador apresentando defeitos. Falhas de hardware são inevitáveis porque todos os equipamentos têm vida útil, e uma hora apresentarão defeitos.

Por isso, é fundamental ter um plano de disaster recovery
para poder recuperar e restaurar os dados da sua empresa.

• Desastres Naturais

Ameaças como incêndios, inundações e terremotos são imprevisíveis e costumam deixar sequelas irreparáveis. Além de depreciarem a infraestrutura do imóvel, esses desastres naturais podem causar danos graves em máquinas e equipamentos como hardware, impressoras e leitoras.

Já imaginou a sala de uma empresa sofrer vazamentos após uma tempestade
e todos os arquivos e computadores ficarem comprometidos?

• Cibercrime

Cibercrime são crimes cibernéticos que envolvem a prática ilícita na rede. Esses crimes geralmente são realizados por meio de dispositivos eletrônicos como smartphones e computadores, mas também podem ser praticados através de programas e e-mails.

A melhor forma de se prevenir contra esses crimes é manter o antivírus e o firewall atualizados, bem como o próprio sistema operacional. Não só isso, ficar atento quando for navegar na internet. O problema é que com tantas pessoas acessando a rede ao mesmo tempo, pode ficar difícil para a empresa ter controle sobre tudo que está sendo feito (ou acessado).

techslab-recuperacao-arquivos

Por que as empresas devem investir em uma
solução de disaster recovery?

Ter um plano de Disaster Recovery é fundamental para as empresas recuperarem a sua infraestrutura de TI, e garantir que as operações não sofram com o impacto do desastre. Mas será que esses são os únicos motivos para elas investirem em uma solução de disaster recovery?

Abaixo, confira quais são os outros motivos:

  1. Credibilidade para a empresa

    Quando a empresa investe em uma solução de disaster recovery, ela consegue preservar o seu valor diante do mercado. Isso porque passa a cumprir com os 5 princípios da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade.

  2. Economia de custo

    A Techslab é a consultoria que planeja e permite o envio de backups físicos e virtuais para um repositório de nuvem hospedado externo – e que não requer a compra de licenças, unidade de fita LTO ou storage —, a empresa consegue garantir maior economia de custo com o armazenamento dos dados.

  3. Alta disponibilidade

    Por meio de um portal seguro, a empresa consegue enviar os backups físicos e virtuais, acessar todas as informações e editar o controle de acessos à partir de qualquer lugar com apenas alguns cliques. Basta ter um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

  4. Segurança das informações

    Em uma solução de disaster recovery, nosso time técnico é capaz de proporcionar maior segurança das informações, uma vez que é possível criptografar todos os dados seja na sua origem (antes de sair do perímetro de rede), transmissão ou repouso.

  5. Praticidade para acessar e recuperar dados – Recuperação de Arquivos

    Os repositórios de backup são hospedados diretamente a partir do console de backup, a sua empresa pode acompanhar todo o consumo de armazenamento de nuvem, bem como acessar e recuperar dados rapidamente. Não só isso, configurar a solução para receber lembretes para renovações de storage hospedado.

Conclusão

Nós Ajudamos a sua empresa.
Contar com uma empresa especializada que socorre a sua empresa na hora em que você mais precisa, não tem preço.
A Techslab oferece um plano completo de proteção de seus arquivos, com backup’s online, armazenamento na nuvem e suporte online.

Fale agora com nossos consultores.

📞 (11) 4399-2878

📧 contato@techslab.com.br

Deixe um comentário