You are currently viewing Computador desliga sozinho? Confira as possíveis causas e soluções

Computador desliga sozinho? Confira as possíveis causas e soluções

Computador desliga sozinho?
Aprenda dicas que podem descobrir o que está desligando seu PC de repente.

O computador desligar sozinho pode significar diferentes tipos de problemas. Desde descuidos, como usar a fonte errada ou um carregador de notebook com especificações abaixo do mínimo exigido, até situações mais graves na hora de instalar hardware. Além disso, a condição dos próprios componentes pode ser uma das causas.

Se o computador desligar repentinamente, verifique as possíveis causas e soluções abaixo. Vale ressaltar que, como os problemas muitas vezes estão diretamente relacionados ao hardware, é necessário abrir o computador ou notebook para corrigi-los. Se você não tiver certeza, é importante entrar em contato com um especialista.

Legenda: Fonte de alimentação de baixa qualidade ou baixa capacidade pode ser responsável pelo problema

 

Tensão e especificações da fonte do carregador

O detalhe pode parecer bobo, mas é o suficiente para evitar que o computador ligue ou cause um desligamento em alguns instantes. No lado externo da fonte de alimentação, verifique se o seletor de voltagem está na posição correta e mostra a voltagem que você está usando em sua casa. Se você não notar o interruptor, sua fonte de alimentação deve ser capaz de alternar entre diferentes voltagens sozinha.

Para Notebook – Os usuários estão interessados ​​em observar os dados de desempenho marcados no carregador do computador e certificar-se de que é compatível com o laptop.

É comum que a desatenção na hora de comprar um modelo novo leve a problemas porque uma fonte não é suficiente para o computador.

 

Verifique se a ventoinha do computador está funcionando

Ao ligar o computador, um dos testes realizados pelo sistema diz respeito ao controle de temperatura da CPU: se a verificação falhar – por exemplo, uma ventoinha com defeito – o PC impede a continuidade da inicialização e desliga para baixo, para proteger o processador e evitar que o calor danifique as delicadas e microscópicas estruturas internas da CPU.

Geralmente quando seu computador desligar sozinho, ele emite um bipe e pode até mostrar algo na tela, o que indica um problema com o cooler (ou ventoinha C PU) antes de desligar. Se for esse o caso, a solução é abrir o computador, tentar iga-lo novamente e ver se o cooler pelo menos dá sinais de vida. Se não girar, a peça precisa ser substituída.

Esta dica também pode ser de interesse para outros diagnósticos relacionados à temperatura. Se o seu computador não tiver pasta térmica – ou usar uma pasta muito antiga – o PC pode ficar muito quente em alguns instantes e desligar para proteger suas partes.

 

Computador desliga sozinho,
cheque a sua alimentação de energia

Quando o PC liga e desliga sozinho – ou simplesmente não liga – , o problema pode estar relacionado à tensão de alimentação.

Outra possibilidade tem a ver com fontes de baixa qualidade, problemáticas ou muito pequenas para os requisitos do sistema. Uma dica é testar o computador com outra fonte para ver se a máquina funciona melhor com a troca.

PCs, especialmente aqueles com placas gráficas poderosas e muitos periféricos e armazenamento, exigem um suprimento maior da fonte energia.

Se a fonte não puder atender a essa necessidade, é possível que seu computador esteja enfrentando vários problemas de desempenho. Uma dessas situações é o risco de desligar sozinho por falta de energia.

Legenda: Carregadores (e fontes desktop) possuem especificações ideais para atender as necessidades do PC

 

Tente executar ferramentas de diagnóstico

Muito mais comum em notebooks, alguns BIOS e sistemas possuem ferramentas de diagnóstico de hardware integradas.

Se o seu computador ficar ligado por alguns minutos antes de se desligar, pode ser interessante executar esses aplicativos para testar os componentes em busca de sinais de problemas. Muitas vezes, usar esses recursos é suficiente para encontrar uma falha no dispositivo, pois pode levar a uma solução.

A reinstalação de componentes como placas de circuito, cabos e memória pode resolver problemas de estabilidade — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Tente reinstalar componentes

Uma área de problema potencial são componentes soltos ou mal ajustados dentro do PC. Memory sticks, placas gráficas, processadores, cabos que conectam discos rígidos ou SSDs; todos podem causar uma variedade de problemas se instalados incorretamente.

Em geral, memória, placas gráficas e coolers de CPU são as peças com maior probabilidade de ter esses tipos de problemas.

Reiniciar a BIOS não prejudica seus dados e pode restaurar a estabilidade do sistema

 

Redefinir o BIOS para configurações padrão

Requer um conhecimento maior, desligamentos também podem ser causados ​​por overclocking excessivo ou adulteração desajeitada com as configurações internas do BIOS.

Para corrigir esses problemas de seu computador desligar sozinho, você pode acessar a interface de controle de componentes do seu computador e realizar o processo de reset de fábrica.

Como a BIOS é um sistema isolado dentro do PC, você pode realizar essa reinicialização sem medo de perder dados desde o procedimento não entra em conflito com o que está armazenado nos SSDs e HDs do sistema.

Outro ponto de interesse pode ser tentar atualizar o BIOS para uma versão mais recente.

No entanto, se o computador desligar muito rápido, essa medida não é recomendada, pois a máquina pode jogar (termo derivado de brick ou brick em inglês que significa falha total de um sistema eletrônico) se desligar sozinha. Isso pode deixar a placa-mãe completamente inutilizável.

Legenda: Se a verificação da instalação do cabo não apresentar nenhum resultado, o problema pode ser mais grave e isolado

Problemas de hardware mais sérios

Há também o risco de que um componente chave do computador, como o For Por exemplo, placa mãe está no fim de sua vida útil e falhou em um dos milhares de componentes e circuitos eletrônicos que a fazem funcionar.

Nesse caso, o problema pode ser muito difícil de identificar e exigir uma investigação completa por um especialista em eletrônica, para acabar com o problema do seu computador desligar sozinho.

Se seu computador for muito antigo, com mais de 7 anos de uso contínuo e nenhuma das versões anteriores funcionou, é muito provável que o problema esteja relacionado a componentes desgastados que não funcionam em condições normais.

Na maioria dos casos, o reparo não é viável e requer a substituição das peças afetadas.

Conclusão

O computador desligar sozinho pode significar diferentes tipos de problemas, do simples ao complexo. Por isto é recomendado ter uma boa consultoria de tecnologia, e a Techslab pode ajudar a deixar os computadores de sua empresa em pleno funcionamento.

Temos uma equipe pronta para ajudar as suas dificuldades de todos os seus equipamentos, infraestrutura e rede.

Fale com nosso time de Comercial.
Nós, somos os Techsleiros!

📞 (11) 4399-2878
📧 contato@techslab.com.br

Deixe um comentário