techslab-implantacao-ERP

Implantação de ERP – 5 Dicas para fazer de forma correta

Implantação de ERP – 5 Dicas para fazer de forma correta.

Ao decidir implementar um ERP, você precisa ficar atento às diferentes possibilidades que o sistema oferece. Em primeiro lugar, deve-se notar que ERP é a sigla para Techslab, um termo em inglês que significa Business Management System. Simplificando, é uma ferramenta que permite aos gestores melhorar os processos e controlar as diversas informações da organização, integrar e gerenciar dados e processos.

Em geral, podemos dizer que o ERP é um recurso, aquele que possibilita um melhor uso das informações da empresa e facilita a tomada de decisões com mais critério e certeza.

Então confira nossas dicas e saiba como implementar o ERP na sua empresa e se diferenciar. Siga-nos!

1. Avalie os processos de implantação do ERP

O ERP oferece inúmeras vantagens para sua empresa, mas desde que implementado de acordo com as necessidades. Caso contrário, pode representar um investimento desnecessário, pois os processos não são agilizados e corrigidos.

Assumindo que cada empresa tem seus interesses específicos e formas diferentes de fazer as coisas, a implantação do ERP deve seguir uma fase de avaliação das atividades rotineiras. Só assim é possível ver os benefícios do sistema.

Isso requer um mapeamento dos processos de negócios para identificar adequadamente os grupos que precisam ser afetados pela mudança. Após a identificação, notifique os funcionários e informe-os sobre os motivos da busca no sistema. Dessa forma, você pode preparar sua equipe para trabalhar no projeto e atualizar regularmente suas atividades.

A fase de planejamento é crucial, pois a partir daí sua empresa começa a criar o processo de transformação interna para obter o ERP.

2. Determine as necessidades da empresa

Após a análise inicial, é hora de colocar no papel as necessidades da empresa. Como é a empresa que reconhece a necessidade de recorrer ao ERP para agilizar seus processos, o caminho a percorrer é trabalhar com listas de requisitos e resultados desejados para orientar a implementação. A partir daí, você pode recorrer ao mercado em busca de soluções que possam melhorar sua rotina.

Esses esforços garantem que o sistema atenda aos objetivos do projeto e evitam que você invista em recursos com funcionalidades desnecessárias. Lembre-se: Você define os critérios. Essa é a melhor forma de contar com um recurso e medir seus resultados e desempenho.

Definir as necessidades da empresa permite que ela atenda o mercado na forma de soluções oportunas que atendam efetivamente aos seus interesses.

3. Conte com a ajuda de especialistas na implantação ERP

A implementação do sistema ERP não é uma tarefa fácil. O ideal é contar com a ajuda de profissionais capacitados para garantir que os métodos e softwares a serem utilizados sejam adequados aos interesses da organização.

Um atendimento qualificado é quando o fornecedor demonstra conhecimento e preparo para não apenas apresentar soluções em sua empresa, mas também para oferecer treinamento e qualificação para otimizar as operações.

Observe que essa é uma estratégia que vai além da fase inicial na fase de implantação e ainda leva um tempo considerável depois disso, pois tanto os processos quanto a tecnologia precisam atualização constante.

Nesse sentido, habilidades como bom relacionamento com o cliente, capacidade de comunicação e transparência são esperadas do fornecedor.

Contar com o trabalho de especialistas pode economizar tempo e dinheiro para sua empresa processar, simplificar ajustes e gerar resultados.

4. Pense em uma solução verdadeiramente eficiente

Como vimos, identificar as necessidades reais do seu negócio é o primeiro passo para fazer a escolha certa e a implementação do sistema. Mas há outros pontos que precisam ser considerados.

É importante que a solução seja especificamente adaptada ao segmento de mercado em que sua empresa atua, pois tanto os métodos quanto o serviço prestado pelo provedor são adequados à realidade do sua empresa orientada. Portanto, concentre-se em pesquisar ofertas de mercado que já estejam operando em seu segmento e evite ferramentas genéricas mesmo que ofereçam preços melhores.

Então a dica para Implantação ERP é investir tempo em buscar informações sobre quem a solução oferece métodos e até mesmo seu histórico de negociação em o mercado. Mais do que o preço, avaliar esses pontos é fundamental para fazer uma boa escolha.

Fale com a Techslab

É preciso ter critérios para escolher uma solução que realmente atenda às necessidades do seu negócio. Como resultado, o ERP é capaz de trazer mais eficiência ao seu negócio.

5. Capacite sua equipe para lidar com mudanças

Finalmente, a dica diz respeito ao processo de transformação interna da empresa. Você precisa preparar sua equipe para que a implementação do sistema faça a diferença em seu trabalho. Sem que seus colaboradores conheçam a importância do ERP e estejam devidamente preparados para sua utilização, dificilmente os resultados serão satisfatórios.

Por este motivo, é aconselhável realizar treinamentos antes da Implantação ERP entrar em operação, é preciso mobilizar sua equipe, portanto que quando a solução passa a fazer parte da rotina da empresa, a suscetibilidade a erros é baixa, pois os colaboradores já estão preparados para isso.

Por isso, o treinamento dos colaboradores é fundamental para o sucesso do sistema na empresa, pois eles são os que usam a ferramenta no dia a dia vão usar. Portanto, trabalhe com cronogramas e defina fases para o processo de entrega de software. Se você organizar isso, certamente os resultados serão melhores.

Finalmente, o ERP é uma solução que pode transformar a realidade do seu negócio dando-lhe condições de melhorar o trabalho com os diferentes dados que aparecem a cada dia e tornando-o um elemento fundamental para que sua presença seja satisfatória no mercado em que atua.

 

Conclusão: Você entendeu como uma
implementação de ERP pode ser realizada?

Para isso é importante sempre ter uma boa consulta com uma equipe de desenvolvimento capaz de construir o sistema ideal para você.

Com um grupo de trabalho eficiente que garante melhores resultados para sua empresa.

A Techslab é uma consultoria em tecnologia, uma empresa inovadora, que traz soluções para o seu negócio. Transformando clientes em parceiros.

Se você gostou deste artigo, fale agora com o nosso comercial, e entenda como nós fazemos diferente para nossos clientes há mais de 10 anos.

Nós, somos os Techsleiros!

📞 (11) 4399-2878

📧 contato@techslab.com.br

Deixe um comentário