Consultoria vale a pena ou é só ilusão?
O que é?
Não se limita a apenas cobrar por horas trabalhadas, mas a entender as principais necessidades de uma empresa.
Diferente de um livro, um curso entre outros que analisam situações de vida externas e que podem não necessariamente ajudar o negócio a prosperar. A consultoria tenta romper esse precipício que há entre o problema e as soluções.
Além disso, visões externas impedem o pensamento de manada que pode existir entre as quatro paredes de uma empresa. Possibilitando a visão de oportunidades que estão a poucos passos, mas nunca antes aproveitadas.
As consultorias podem ser de qualquer setor, desde marketing, serviços, automações de processos, TI…
Você decidirá onde está mais preocupante para escolher os primeiros remédios e com o tempo, virará rotina a prosperidade de suas operações.
Razões que você precisa de uma para ONTEM…
Consultores trazem experiência: Um bom consultor atua em uma área específica da tecnologia, e apenas nessa área.
Eles geralmente aprendem os meandros dessa especialidade e se tornam especialistas no assunto.
Se o seu projeto é algo novo para você, contratar um consultor significa que você não precisa se tornar um especialista! Também significa que você não precisa contratar um novo funcionário ou treinar um já existente.
Consultores têm experiência: Os consultores não se tornam especialistas em seus campos da noite para o dia. São necessários vários projetos ou anos de esforço para obter o nível de conhecimento que a maioria dos consultores possui.
Nesse período, a maioria dos consultores viu ou ouviu de tudo, desde as melhores práticas até as armadilhas. Se eles não ouvirem falar de um problema ou necessidade, provavelmente terão algumas boas idéias sobre como lidar com isso.
Consultores ajudam no planejamento do projeto:
Provavelmente, seu consultor já fez um projeto como o seu.
Eles conhecem as etapas necessárias, os requisitos, a estimativa de tempo e os obstáculos comuns.
Use o conhecimento e a experiência de seu consultor para ajudá-lo a planejar o projeto, e você terá muito menos surpresas quando ele for concluído!
Consultores fornecem mentoria e treinamento:
A maioria dos consultores fica feliz em compartilhar sua experiência no assunto com os clientes.
Talvez você não precise de um consultor para planejar seu projeto, mas é sempre uma ótima ideia pedir conselhos e dicas ao longo do caminho.
Muitos consultores oferecem treinamento ao usuário final como parte de seus serviços. Um bom treinamento do usuário aumenta a adoção do usuário e pode acelerar o processo de implantação do projeto.
Consultores podem ser parceiros profissionais de longa duração:
A contratação de um consultor não precisa ser um compromisso de curto prazo. Dependendo do tipo de projeto, você pode achar que precisa de ajuda contínua após a conclusão.
Se você trabalha com um consultor, especialmente como mentor, pode construir um relacionamento de confiança com esse especialista. Quando você tem problemas ou dúvidas, já sabe a quem perguntar!
Se você tem projetos futuros na mesma categoria, seu consultor já conhece as preocupações do seu negócio.
Consultores usam um novo par de olhos:
Os consultores não trabalham dentro da sua organização e, portanto, não são influenciados por ela.
Se você apresentar um problema a eles, a solução deles será baseada nas informações que você deu a eles e não em preconceitos pessoais.
Se houver debate interno sobre soluções potenciais, os consultores podem ajudar a mediar essa discussão e fornecer conselhos neutros.
A única ilusão é não contratar uma consultoria,
Todo empresário tem como meta vender mais e muitas vezes, nem sempre ter o melhor vendedor do planeta ajuda.
Às vezes é como ter uma Ferrari que não tem gasolina para acelerar a 300 km/h.
O primeiro passo é se autoconhecer, conhecer a empresa que está sendo gerida.
Não é sinônimo de humilhação descobrir que há falhas e isso, até as maiores e bilionárias do mundo sofrem pois é uma escalada diária, situações podem mudar do dia para a noite e aqueles mais adaptados ao mercado perseveram.
Entretanto, não são muitos os lugares que você consegue achar esta “gasolina” para uma empresa.
São pouquíssimas as empresas que oferecem um custo benefício como a TechsLab que além dos inúmeros clientes comprovando isso, consegue ofertar a mais atualizada decisão.
Com multinacionais como parceiras, conseguem por na prática, algo que a concorrência arranjaria desculpas para não fazer.
Entre em contato pelo e-mail: contato@techslab.com.br ou pelo telefone (11) 4399-2878